Conheça o mundo das abelhas sem ferrão e suas possibilidades pedagógicas
Quando pensamos em abelhas pensamos primeiramente em mel e ferroadas, porém existe um grupo de abelhas nativas do Brasil que possuem o ferrão atrofiado e são incapazes de ferroar, denominadas de abelhas sem ferrão ou indígenas. As abelhas indígenas são excelentes como instrumento didático, pois atraem a atenção, estimulam fortemente a curiosidade das crianças, adolescentes e adultos, e possuem características biológicas, ecológicas, econômicas, culturais e históricas muito relacionadas aos conceitos envolvidos na educação ambiental. Assim, uma forma de tornar o aprendizado mais interessante e motivador é empreender modelos biológicos com os quais os alunos podem aprender conceitos básicos de biologia, anatomia, ecologia e importância ambiental observando o comportamento de organismos vivos.
é um projeto que surgiu da vontade de levar o fascinante mundo das abelhas para dentro das escolas e ensinar a partir da observação da própria colônia e também através de brincadeiras divertidas.
A metodologia se baseia em três momentos: Descobrindo as abelhas, importância ecológica e dinâmica lúdica
Cada atividade corresponde a uma faixa etária para ajustar o projeto aos diferentes públicos
A abelha que dá nome e nos inspira nesse projeto é a Melipona bicolor schencki conhecida como Guaraipo, essa espécie está na lista vermelha de ameaça de extinção devido as práticas predatórias e o desmatamento. Por ser uma abelha extremamente mansa e produzir um mel saboroso e em volume considerável ela é alvo de diversos predadores principalmente o homem. Por isso, a educação ambiental é importante e necessária. Além disso, são inúmeros os benefícios desse encontro com as abelhas.
Abaixo algumas vantagens dessa imersão de conexão com a natureza que preparamos para crianças e adolescentes.
A duração é de 2 a 3h por grupo de 15 à 25 crianças.
O evento é realizado no meliponário Bio Abelha que fica na rua Recanto dos Manacás número 452 no bairro Rio Vermelho em Florianópolis.
O cronograma exato das atividades é decidido em contato com a escola e levando em consideração a faixa etária das crianças, o tempo disponível disponibilidade.
O ideal é 30 dias de antecedência para garantir o espaço na agenda. Entre em contato conosco para verificar a disponibilidade!
Sim, é servido um lanche temático com frutas e alimentos beneficiados direta ou indiretamente pelos serviços das abelhas, isso ajuda a demonstrar a importância das abelhas para a produção de alimento.
Os professores são fundamentais para manter a turma coesa durante o encontro atuando como colaboradores no momento da intervenção e também participam do processo podendo realizar diversos trabalhos posteriores ao evento se aprofundando no tema de educação ambiental.
Peter é formado em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2008). Fez especialização em Apicultura pela Universidade de Taubaté (2012). Trabalhou como Bolsista na Embrapa Amazônia Oriental e atualmente trabalha como técnico extensionista do Senar atendendo 25 apicultores e meliponicultores em Florianópolis e região. Além de manter um plantel com mais de 300 colônias de abelhas sem ferrão no jardim de casa e um apiário com mais de 60 colônias de Apis mellifera.
Todos os direitos reservados © 2024 Bio Abelha | Desenvolvido por Bio Abelha