Não importa se a abelha com ou sem ferrão, existem 3 fatores determinantes na criação de qualquer colônia. O manejo, a genética e o meio ambiente.

Manejo

O manejo é a intervenção do apicultor ou meliponicultor na colônia. Em síntese, essa intervenção é necessária para alimentar, dividir ou fazer o controle de pragas. Por isso, no nosso canal do YouTube temos alguns vídeos explicando manejos básicos para você que é iniciante. Aproveite, pois esse é o item que você mais tem autonomia para fazer da forma correta

Meio Ambiente

É determinado pelos recursos naturais da região. Os principais recursos são a presença de água e pasto apícola. O Pasto apícola é o local onde as abelhas buscam recursos vegetais como pólen, néctar e resinas.

Abaixo alguns exemplos de outros fatores que interferem no meio ambiente: 

  • O uso de agrotóxico;
  • A florada
  • O clima da região e do ano

Por fim, se você tiver dúvidas sobre o local onde instalar suas colônias pode dar uma olhada nessa página onde explicamos sobre instalação de meliponário.

Genética

O ítem menos explorado e o meu preferido. A genética determina a força que uma colônia tem para lidar com as adversidades. Ou seja, se a colônia se mantem produtiva e higiênica em diferentes situações de manejo e meio ambiente.

A premissa básica do melhoramento genético é reproduzir as colônia com melhor produtividade e resistência a doenças. Por fim, se você quiser se aprofundar nesse item, temos nossa mentoria especializada em apicultura e meliponicultura.

Já vi colonias sem o manejo adequado ser produtiva. Neste caso; a área era muito boa e a genética também ajudou. Da mesma forma, já vi colônias populosas e saudáveis mesmo em invernos rigorosos e momentos de pouca florada. Nesse caso; o manejo compensou a falta de recursos do meio ambiente. Isso porque manejo, genética e meio ambiente são o tripé da criação de abelhas! É a combinação dessas 3 variáveis que vai definir o sucesso ou o fracasso de uma colônia. Isso vale para abelhas com ou sem ferrão independentemente.

Os 3 quesitos bem aproveitados é o que a gente deseja, se você é apaixonado por abelhas como nós, nos conta com qual dos 3 você tem interesse em descobrir mais?

Deixei seu comentário e acompanhe nas redes sociais! =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *