No final do evento, você recebe uma colônia da espécie Mandaçaia para começar sua criação
Já imaginou ter uma criação de abelhas no jardim de sua casa? Sabia que ter um enxame de abelhas sem ferrão é mais fácil e prazeroso do que você imagina? Queremos te apresentar o local onde criamos mais de 300 colônias de abelha sem ferrão, o meliponário Bio Abelha. Aqui vamos te mostrar na prática tudo que você precisa saber para começar com o pé direito sua criação de abelhas nativas!
*Dependendo da área de seu meliponário, da abelha e do manejo.
Além de ser uma atividade extremamente prazerosa e benéfica para o meio ambiente, com o tempo ela também pode se tornar uma fonte de renda para você a partir da venda das próprias colônias que poderão ser divididas e multiplicadas dentro de 1 ano. Além disso, dependendo da região do seu meliponário é possível também investir em produção de mel e demais produtos das abelhas sem ferrão com valor agregado muito maior que os produtos das abelhas com ferrão.
O mel das abelhas nativas também vem ganhando espaço na alta gastronomia, imagina poder apresentar para os consumidores as produtoras daquele alimento no próprio jardim do restaurante? Existem muitas oportunidades também na área de eco-turismo agregando as abelhas em hotéis e/ou visitação guiada a meliponários. As possibilidades são inúmeras.
Esse é o melhor momento para começar na meliponicultura e você pode fazer isso com a nossa ajuda!
Nesse módulo você vai descobrir quem são as abelhas nativas do Brasil e porque sua preservação é tão importante para o meio ambiente. Falaremos sobre os tipos de abelha (com ferrão, sem ferrão, solitária) Ninho atrativo e meliponicultura como um todo.
Esse módulo é um tour pelo meliponário no qual você será apresentado para mais de 8 espécies que temos disponíveis para demonstração. Você reconhecerá as principais características de cada espécie e diferenças entre elas podendo fotografar e gravar tudo que você quiser.
Dependendo da quantidade de colônias e do espaço que você tem disponível é possível fazer um meliponario no estilo coletivo ou individual. Qual o melhor modelo, materiais adequados e como montar; tudo isso, você irá descobrir nesse módulo. Além disso, você será capaz de escolher o melhor local para posicionar suas colônias e também calcular seu pasto meliponícola avaliando a área para produção de mel e/ou novas colônias.
Aqui você irá fazer na prática com as nossas abelhas o mesmo manejo que você fará com as suas em relação a alimentação e oferta de cera mista. Também iremos fornecer as receitas do xarope que usamos em nossos enxames, dosagem e periodicidade adequada. Tudo de forma muito simples de ser entendida e fácil de ser executa.
O manejo avançado compreende a divisão das colônias, a verificação da saúde em relação a forídeos e o salvamento de uma colônia que por algum motivo ficou enfraquecida. Também falaremos sobre a troca de rainhas e os períodos adequandos para realizar cada tipo de manejo conforme o calendário meliponícola.
Do hobby à geração de renda. Quais os próximos passos da meliponicultura no Brasil e como você pode atuar nesse contexto. Legalização de meliponário, venda de colônias, educação ambiental, paisagismo, alta gastronomia e muitas outras oportunidades.
Tudo que você precisa saber sobre o manejo básico está nesse e-book que você receberá assim que fizer sua inscrição!
Sabemos que depois do curso você estará apto para instalar e cuidar dessas abelhas na sua casa então você sairá do nosso meliponário já com sua primeira colônia em mãos.
Peter é formado em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2008). Fez especialização em Apicultura pela Universidade de Taubaté (2012). Trabalhou como Bolsista na Embrapa Amazônia Oriental e atualmente trabalha como técnico extensionista do Senar atendendo mais de 25 apicultores e meliponicultores em Florianópolis e região. Além de manter um plantel com mais de 300 colônias de abelhas sem ferrão no jardim de casa e um apiário com mais de 60 colônias de Apis mellifera.
Ficaremos à disposição para responder todas suas duvidas relacionadas ao curso por 1 mês após a conclusão para garantir que você terá total domínio sobre o conteúdo.
Você receberá um certificado de participação no curso de meliponicultura Bio Abelha em seu nome e com a carga horária de 8h.
Com certeza! Traga suas dúvidas e vontade de aprender ainda mais porque iremos entregar o máximo de conhecimento e conteúdo nesse curso presencial. Além disso, você vai ter a oportunidade de conhecer pessoalmente todas as espécies que temos aqui no meliponário.
Sim! Depois do curso você estará apto para cuidar de uma colônia de Mandaçaia que você receberá no final do encontro.
A manutenção consiste basicamente em fornecer alimentação de reforço (água com açúcar) de 1 à 3 vezes por semana para as colônias. É simples e muito prazeroso, além da alimentação você também pode observar o desenvolvimento, fornecer cera mista e muito mais dependendo da sua disponibilidade.
Isso vai depender do pasto meliponícola da sua região, ou seja, da quantidade de flores disponíveis para suas abelhas coletarem néctar. Se sua região é completamente urbanizada provavelmente a ação das abelhas será mais polinizadora e de regeneração do meio ambiente do que produtora de mel. Mesmo assim vale a pena criar como Hobby, pois são animais de estimação que não fazem barulho, colaboram com o jardim, não atrapalham os vizinhos (pelo contrário), colaboram com o meio ambiente e ainda podem te dar mel na época de florada. De qualquer forma, para você ter uma ideia, a produção média de mel das abelhas sem ferrão varia de 500ml à 6 litros colmeia/ano dependendo da espécie.
A não ser que alguém utilize inseticida ou ocorra um ataque de abelha limão, o enxame não morre de um dia para o outro, são mais de 500 abelhas. Com certeza você consegue perceber que a colônia está enfraquecendo pelo fluxo de abelhas, quantidade de potes de alimento construídos por elas e etc. Observando isso, você deve usar material biológico (abelhas, favos de cria e rainha) de um enxame forte para salvar o enfraquecido. Por isso recomendamos ter pelo menos 3 colônias de cada espécie. Temos vídeo desses manejos no nosso canal do youtube e também realizaremos ao vivo no curso. O mais comum é que os enxames não morram e sim sejam divididos e multiplicados.
Você terá 1 mês de suporte para tirar todas as suas dúvidas por whats app em horário comercial. Depois desse período, você pode nos acompanhar nas redes sociais e/ou entrar para a mentoria garantindo acesso ao suporte por um ano.
O curso ocorrerá no meliponário Bio Abelha em Florianópolis, nosso endereço clicando aqui. Teremos uma pausa de 1h para almoço (não incluído no valor) que pode ser realizado nos restaurantes próximos (várias opções). Iremos oferecer coffee break =) Entre em contato para saber a data do próximo curso.
Não tem problema, o meliponário fica no jardim da nossa casa e todo conteúdo pode ser passado em área coberta.
Todos os direitos reservados © 2024 Bio Abelha | Desenvolvido por Bio Abelha